19 março 2009

Viagem do Elefante terminada




Terminei hoje de ler a Viagem do Elefante, do Saramago.

Estive na dúvida se deveria começar pelo seu último livro mas arrisquei.
E como quem arrisca petisca, dei-me bem!

Surpreendeu-me muito pela positiva. Um discurso cheio de ironismos e sarcasmos mas com uma fluidez fantástica.
De início foi difícil habituar-me às frases sem fim e aos nomes em minúsculas. Repeti frases vezes sem conta até compreender o balancé da sua escrita, a musicalidade... Depois foi sempre a abrir...

Gostei mesmo e vou repetir Saramago.


Algum conselho para o seguinte?

5 comentários:

For you disse...

Bem, eu confesso q li o evangelho segundo Jesus Cristo já há uns 8 anos mas não fiquei motivada para continuar ...
Mas tenho um problema qualquer com prémios nobel, nunca gosto dos livros deles.
Portanto, o problema deve ser meu.

Beijinhos

Vespinha disse...

Por mim, todos menos o Evangelho (como não conheço a Bíblia, tenho dificuldade em ler algo que a ironiza...). Mas arrisca a Jangada de Pedra, por exemplo (foi o primeiro que li), em que se ficciona a separação física da Península Ibérica do resto da Europa, como se numa ilha se tornasse...

Anónimo disse...

jangada de pedra ou memorial do convento, decididamente.

Sónia disse...

A escrita é efectivamente muito singular, mas depois de interiorizar... entranha-se!

Memorial do convento, pela magia das personagens ( em especial Blimunda )

Ensaio sobre a Cegueira... Muito, mas muito melhor do que o filme. Um livro excepcional!

Levantado do Chão, pelo retrato fiel de um pedaço de vida, do meu Alentejo

Bem, visito pela primeira vez o teu blog e é só palpites :)
Mas, como foi a pedido acho que me é permitido
Gosto muito de Saramago e não resisti
A viagem do Elefante ainda não li, mas está para breve

Boas leituras e bom fim-de-semana

For you disse...

Então Juro?

Novidades? Andas perdida nas leituras?