07 setembro 2005

Quando não sei definir...

... os meus sentimentos, dou uma passagem pelo dicionário...

...Sinto-me ofendida, desrespeitada, magoada e desiludida....

Ora aqui vai o significado! (Universal, Texto Editora)


OFENDER

do Lat. offendere
v. tr.,
fazer mal a;
lesar;
ferir;
injuriar;
desconsiderar;
melindrar;
escandalizar;
desgostar;
pecar contra;
prejudicar;
v. refl.,
magoar-se;
escandalizar-se;
susceptibilizar-se.
DESRESPEITAR

v. tr.,
faltar ao respeito a;
desacatar;
desprezar;
desconsiderar.
MAGOAR

do Lat. maculare
v. tr.,
contundir, pisar;
fig.,
causar mágoa;
ofender;
melindrar;
afligir;
contristar;
penalizar.

E PARA FINALIZAR... A CEREJA NO TOPO DO BOLO
DESILUDIR

v. tr.,
tirar a ilusão a;
desenganar;
v. refl.,
desenganar-se;
PERDER A ILUSÃO.


...

Achei curioso: se me sinto desiludida é porque perdi a ilusão,... mais uma vez fui dar uma espreitadela ao dicionário:

ILUSÃO

do Lat. illusione
s. f.,
engano dos sentidos ou da inteligência;
errada interpretação de um facto;
pensamento quimérico;
coisa efémera;
utopia;
fantasia;
efeito artístico que produz ou procura produzir a impressão da realidade.



autor do desenho: E.C.Escher


Há dias assim meus amigos...

7 comentários:

Ana Rute Oliveira Cavaco disse...

então croma? que se passa?

Anónimo disse...

Tb eu , tb eu ...mas por motivos diferentes , talvez?

estou a torcer por ti...
bjos
silvia

Vincent disse...

Há dias assim... mas os dicionários não sabem tudo. Não sabem que a ilusão também pode ser a cor com que pintamos o preto-e-branco com que a nossa vida é desenhada. Ilusão é sonhar. Sonha sempre, até porque se procurares vais ver que não existe a palavra "dessonhar"... :))

Anónimo disse...

O Mar Adentro passou por aqui e deixou um sorriso.Ah! Talvez os dicionários também não saibam que a ilusão é o suave tempero com que Deus quis aliviar um pouco o sabor amargo da vida. Não é Vincent?

Vincent disse...

Concordo. A ilusão ou os sonhos são como os temperos. Não servem de nada sózinhos, mas sem eles a vida seria intragavel! bjs

pois disse...

eu bem dizia! sodade....sodade...

Francisco Medina disse...

O seu blog é muito engraçado!
passe depois pelo meuwww.blomeu.blogspot.com
Bj