13 outubro 2006

Sexta-feira treze. Sorte ou azar!




"Número 13
- Símbolo de desgraça, já que 13 eram os convivas da última ceia de Cristo.
- Jesus que morreu numa sexta-feira.

As lendas
Além da justificativa cristã, existem 2 outras lendas que explicam a superstição. Uma Lenda diz que na Escandinavia existia uma deusa do amor e da beleza chamada Friga (que deu origem a friadagr, sexta-feira). Quando as tribos nórdicas e alemãs se converteram ao cristianismo, a lenda transformou Friga numa bruxa exilada no alto de uma montanha. Para vingar-se, ela passou a reunir-se todas as sextas com outras onze bruxas mais o demônio - totalizando treze - a fim de rogar pragas sobre os humanos. Da Escandinavia a superstição espalhou-se pela Europa.

A outra lenda é da mitologia nórdica. No valha, a morada dos deuses, houve um banquete para o qual foram convidados doze divindades. Loki o espírito do mal e da discórdia, apareceu sem ser chamado e armou uma briga em que morreu o favorito dos deuses. Este episódio serviu para consolidar o relato bíblico da última ceia, onde havia treze à mesa, às vésperas da morte de Cristo. Daí veio a crença de que convidar 13 pessoas para um jantar é desgraça na certa."

(retirado de um site brasileiro que não quero fazer publicidade gratuita. Já agora se souberem outras versões contem-me!)


Pelo sim pelo não hoje joguei no Euromilhões!
$ $
.
`---´


Um bom fim-de-semana

6 comentários:

Anónimo disse...

Eu cá acho estas superstições uma parvoeira pegada! LOL

Jinhos***

amigona avó e a neta princesa disse...

Espero que tenhas tido sorte no jogo!

Anónimo disse...

pois ,lenda ou nao a minha exta foi mm para esquecer...
dias melhores virão ...
bjoka
sílvia

o alquimista disse...

Espero que tenhas tido sorte...ela procura-se todos os dias e depende apenas de nós...

Doce beijo

ruth ministro disse...

Então, como correu a sexta-feira? Sorte ou azar?

Beijos das nuvens

Vincent disse...

Eu cá joguei no euromilhões. Já que toda a gente vai ter azar, podia ser que me calhasse a mim... mas não. Tambem nao foi sexta 13. Foi sexta normal :)