21 junho 2011

Bichos do Mato e armaduras prepotentes - Momentos Discovery Channel Parte I

Os Bichos do Mato são difíceis de ser ver.
Para se deixarem observar têm de se sentir confortáveis não só com o seu habitat como também com quem os rodeia e isso só acontece ao fim de várias visitas.
As visitas deverão ser regulares e sem demasiadas excitações por parte do observador. Convém manter a calma e ter paciência para se conseguir algum feedback por parte do animal se não, corre-se o risco de o afugentar e então temos de começar tudo de novo outra vez.
O Bicho do Mato crê-se singular, original e único. Como sabe que não existe outro igual (além da flor Narciso, mas como se aborda aqui apenas a fauna, deixarei a flora para outro Momento Discovery) impõe formas de estar por quem se interessa. Esta opressão faz parte de uma das suas formas de defesa que, tal como o ouriço, utiliza a sua armadura como protecção contra precipitações, ingenuidades e/ou até mesmo “boas-fés”.



Quando se aproximarem dum Bicho do Mato ajam com prudência mas, ao mesmo tempo, com descontracção e algum desdém. Ao fim de alguma convivência, poderão passar para contactos mais afáveis mas (deixo aqui o aviso) que, de um momento para o outro, este estranho e interessante ser, pode activar a armadura e aí terão dar início a todo o processo outra vez.


Boa Sorte :)

Sem comentários: