10 outubro 2008

“É possível viver sem ignorar que se vive e se morre?”

Esta é a pergunta que a Sininho deixa em aberto num dos seus posts.
Todos eles paralisam sempre uns momentos no meu dia… e ainda bem ;)

A esta pergunta, no imediato, respondi-lhe que Não.
Que Não é possível viver sem ignorar que se vive e se morre.

Depois reflecti…e afinal a resposta é: ….Às vezes

---________________________________________

Às vezes ignoro aquilo que vivo e naquilo Em que vivo…Outras vezes não:
Ontem, mais uma vez, espreitei para dentro de mim e falei comigo mesma como se fosse outra pessoa.
Ralhei muito comigo, chateei-me a sério e pus-me de castigo. Pronto!
Disse-me que assim não pode ser, que tenho de tomar uma atitude e deixar-me de tretas.
E agora andamos de nariz empinado uma com a outra, zangadas e tristes.

O ter deixado cair no chão um tupperware cheio, com o resto de uma salada fantástica de atum e delicias do mar que fiz para o jantar, foi somente a gota que fez transbordar o copo de água que tem tornado a minha vida num autêntico oceano em dia de tempestade.

Há já muito tempo que estava para me chamar à atenção de uma data de coisas más que tenho andado a fazer a mim mesma e ontem deitei tudo cá para fora. Se fosse minha filha tinha levado umas boas nalgadas… mas mantive a distância do respeito.. do igual para igual!... e juntas tivemos de limpar do chão os restos daquela salada fantástica de atum e delicias do mar.

Mais tarde fazemos as pazes, já sei…. Vou deixar assentar os ânimos.



Ainda em jeito de resposta … Era bom que pudéssemos viver sem ignorar que vivemos… poupávamos conflitos interiores, que são os que doem mais.
Poder ser que daqui a uns anos me dê razão e diga a mim mesma aquela frase horrível que todos nós tememos ouvir um dia: “Eu bem te avisei”…




Imagem retirada daqui

6 comentários:

Anónimo disse...

esta cena de sermos humanos e termos consciência não ajuda nada a ignorar...
:)*

PSousa disse...

Viva la VIda

Gin & Rum disse...

Idem, querida!

Voltarei com mais calma, podes ter certeza.

Att,
Gin.

O Profeta disse...

Este impaciente vento
Solta a espuma de um escuro mar
Mistura o pranto e o riso
Aprisionados em sal solto no ar

Indomável é a tua vontade
Alimentas o fogo da solidão
Percorres caminhos incertos
Dás inquietação a uma oração


Bom fim de semana



Mágico beijo

Gin & Rum disse...

A vida nos pertence. Vivemos-a.

A morte não pertence-nos... pertence aos outros... somente os outros tem que lidar com a nossa morte... portanto sim, podemos viver sem se preocupar com a morte. Mas alguém terá que arcar com ela.

Um drink. À nossa vida e à morte dos outros.

Rum.

Sandro disse...

Eu acho...
...
que temos de viver com essa mesma consciência de que um dia acaba tudo. Para que nos mentalizemos que temos de viver ao máximo!!

Um beijo